O Messerschmitt Me 262 foi uma das últimas armas secretas da Luftwaffe no final da II Guerra Mundial, que fez a diferença com os motores a jacto desenvolvidos pela BMW. A marca bávara foi fundada a 7 de Março de 1916 para produzir os motores que foram utilizados na I Grande Guerra. Em 1917, um biplano equipado com um motor de seis cilindros com um carburador especial foi capaz de chegar aos 5 000 metros de altitude. É nesse período que surge a imagem do logótipo da BMW: o círculo com as cores da Baviera (azul e branco) que nos remete para o movimento de uma hélice. A marca ganhou prestígio ao nível da tecnologia, mas a Alemanha perdeu a guerra e o Tratado de Versalhes era bem claro nas restrições à Alemanha. Entre elas estava a proibição de produzir aviões e a marca começou por se dedicar à construção de motos. Em 1928 comprou a patente inglesa do velho Austin 7 e produziu o Dixi, que evoluiu nos anos seguintes. Aprendeu depressa e chegou rapidamente ao sucesso com modelos marcantes para os anos 30 como o 328 de 1936.
Em 1959, graves problemas económicos fizeram soar o alarme. Herbert Quandt adquiriu uma posição destacada no capital da empresa. Alienou o sector ligado à aviação e assumiu o controlo da BMW, que se mantém na família até hoje. Em 1961, o 1500 assegurou a sobrevivência da marca. Depois evoluiu para o 1800 e 2000. Em 1968 surgiram os 2500 e 2800 e os coupés 2.5 CS e 2.8 CS. Foram tempos de mudança e o aparecimento dos 1600 e 2002 em 1969 projectaram o futuro. No início dos anos 70 a
Os resultados estão à vista: a BMW tem uma gama que vai do compacto Serie 1 ao requintado Serie 7. Tem opções no campo dos monovolumes, SUV’s e descapotáveis, para já não falar em grandes desportivos. Mesmo assim continua a apostar na inovação tecnológica que passa pela mobilidade eléctrica com modelos como o i3 e i8. Tudo isto sem esquecer o crescimento da Mini e a afirmação da Rolls Royce como superlativo do luxo sobre rodas, nem a inovação e diversificação da oferta no sector das motos.
Numa altura em que celebra 100 anos, apenas podemos dizer que a BMW é uma sobrevivente, que descobriu sempre novos caminhos para o futuro.